Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Estudante da UNEMAT apresenta trabalho sobre estruturação de Casa de Sementes no Congresso brasileiro de Sistemas Agroflorestais
conhecimento
Estudante da UNEMAT apresenta trabalho sobre estruturação de Casa de Sementes no Congresso brasileiro de Sistemas Agroflorestais
19/06/2009 14:38:37
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Estudante da Unemat em Alta Floresta, Iberê Martí, do curso de Engenharia Florestal apresenta trabalho no VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), organizado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais – SBSAF, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER/DF que estará sendo realizado em Brasilia de 22 a 26 de junho.

O trabalho mostra a metodologia empregada pela equipe do projeto “Extensão Rural e Agricultura Familiar no Portal da Amazônia: construindo saberes para o desenvolvimento sustentável”, desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com o Instituto Ouro Verde junto ao assentamento Jacamim, no município de Alta Floresta.

O trabalho será apresentado no formato de pôster e foi denominado: “Casa de sementes: relato da experiência de estruturação participativa no assentamento Jacaminho, MT”. Trata especificamente do processo de estruturação da casa de sementes do assentamento Jacaminho que fica localiza-se a aproximadamente 90 km da sede do município de Alta Floresta, como parte da estratégia de desenvolvimento definida por moradores, técnicos, professores e estudantes da Universidade.

O objetivo principal do projeto é estruturar um serviço diferenciado de extensão rural, aproximando a Universidade da  realidade da agricultura familiar da região. A primeira etapa do projeto foi a realização do diagnóstico participativo, que apontou a estruturação da casa de sementes como estratégia de desenvolvimento do assentamento, a partir de então foram realizadas uma série de reuniões e capacitações no sentido de identificar as áreas e as matrizes para coleta, formar grupos de coletores de sementes e estruturar mecanismo de gestão da casa. Como principais resultados têm-se o envolvimento de jovens e o início do processo de recuperação de nascentes no assentamento. O trabalho reforça a idéia da importância da participação popular como base de quaisquer ações de desenvolvimento.

Maiores informações do Congresso no site: www22.sede.embrapa.br/snt/viicbsaf/

Sobre o projeto de extensão no site: http://www.ouroverde.org.br/

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 141861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada